Páginas

Resenha: A Vida do Livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin

Ficha Técnica
Autora: Gabrielle Zevin
Páginas: 190
Editora: Paralela
Ano: 2014

Sinopse: “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.


Esse livro foi escolhido como leitura do mês, no Clube do Livro. Um Clube no Facebook onde todo mês um livro será escolhido, na forma de sorteio, para ser debatido entre os leitores em um tópico específico. No final do mês nos reunimos para discutir sobre a leitura sempre rola um Hangout. É bem divertido! Acho válido porque as vezes você tá com um livro encalhado na estante a zilhões de anos, esperando apenas um empurrãozinho para ler. Eu já comentei aqui sobre o clube, qualquer pessoa pode participar. Vou deixar o link pra quem quiser entrar ou saber um pouco mais. Chega de conversa mulher, olha a resenha! 

O livro conta a história do livreiro A. J. Fikry. Ele mora numa cidadezinha chamada, Alice Island, para chegar a cidade só de Balsa, pra você sentir o quanto a cidade é pequena e não se tem muitas distrações. Todo mundo se conhece e mete o dedo na vida do outro. Sua livraria está longe de ser um ponto turístico e ele também não se importa. Ele é viúvo, gosta de um bom vinho e na sua loja só vende os livros que gosta... Os Clássicos.  Ele odeia os escritores apesar de amar os livros. Odeia eventos e por isso nunca os faz na loja. A tristeza toma conta de sua vida, pois a cada dia as vendas dos livros diminuem, dado às compras pela internet e a procura de livros com vampiros, livros baseados em celebridades ou qualquer livro do momento aclamado pela crítica. 

Amélia é a nova representante de vendas que vai até a livraria mostrar os lançamentos. Ela não conhecia o  gosto literário do A.J. e a cada livro que ela vai puxando na bolsa mais o livreiro fica irritado com a falta de jeito da mulher, no meio da conversa ela acaba indicando o livro chamado Desabrochar Tardio que é de um autor iniciante e é claro que A.J. recusa sem pensar duas vezes. É o suficiente para paciência dele ir pelos ares e a reunião não acaba nada bem, Amélia mesmo assim deixa o livro, depois de um bom tempo ele encontra o livro na residência e resolve lê-lo e o encantamento pela trama é inegável. Em casa ele bebe algumas taças de vinho e acaba tirando um livro do cofre bastante precioso de sua coleção, o primeiro livro de contos do Edgar Allan Poe, trata-se de uma primeira edição e o livro vale milhões. 

Ele acaba adormecendo em qualquer lugar da casa, na cadeira, no chão, nem lembrava como havia chegado a cama e limpado a bagunça da cozinha. O livro desapareceu, a casa não tinha sinais de arrombamento e ele não lembrava de absolutamente nada. Ele vai até a delegacia Lambiase, que por mais improvável que possa parecer, acaba sendo de grande ajuda para A.J. na investigação do livro desaparecido. Sem pistas e sem esperança o livreiro segue o rumo normal da vida, quase conseguiu. Se não fosse um bebê que foi abandonado na livraria, praticamente no mesmo dia que o livro desapareceu. Ismay, irmã de sua falecida esposa, que sempre ajuda Fikry nos vários momentos e não negou ajuda ao cuidar da bebê. A mãe havia escrito uma carta, onde pedia que a filha fosse criada pelo bondoso dono da livraria, qual lugar seria melhor para uma criança crescer do que rodeada de livros?

O livro é contado pelo livreiro, poucos personagens, a narrativa flui, o livreiro é bem engraçado, da sua maneira, ri por diversas vezes do seu sarcasmo. Os personagens secundários também são maravilhosos, palmas para o detetive Lambiase. Um homem da lei que adora livros policiais, com certeza garante boas risadas. Apesar da falta de jeito o livreiro decidiu ficar com a bebê e tentar ser feliz mais uma vez, não pensava em fazer depois de ficar viúvo e parecia que o destino tramava algo para ele.

Não é uma das leituras que eu costumo fazer, mas foi uma ótima indicação. É um livro fininho, menos de 200 páginas e maravilhoso. 

Esse mês no Clube do Livro, o escolhido foi: Cartas de Amor Aos Mortos 
Vou deixar o link.

Cintia Milanez 

33 comentários

  1. Oh, que amor! Gostei da dica. Estará na lista!

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cintia! Tudo bem? Ahhh eu estou encantando com a capa desse livro! E mais encantado ainda com premissa dele! *---* Espero lê-lo e também me divertir com o A. J. Fikry e com o detetive Lambiase! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi ...
    Li esse livro faz pouco tempo ( tem resenha dele lá no blog) e adorei !
    O sarcasmo de A.J. é muito bom e nos faz rir nos momentos mais dramáticos do livro rsrs.
    Dei boas risadas com o evento de "Desabrochar tardio " ... Simplesmente perfeito !!!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sempre leio comentários mega positivos sobre esse livro e fico com cada vez mais vontade de ler a história, que parece ser original e super cativante.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gente, esse livro é sensacional. Prova que não precisa de muitas páginas para ser uma boa leitura! Amei. <3
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cíntia!
    Confesso que não conheço esse autor, mas adorei a trama... obrigada pela dica!
    Acabei de entrar no grupo do Face... adorei a ideia!
    Te indiquei em uma TAG lá no meu blog, espero que ainda não tenha respondido.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Fiquei interessada *-* Adorei a sinopse e a resenha
    A capa é bem legal, também ;p
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  8. Oi Cintia já tinha lido resenhas sobre esse livro e lendo a sua pude perceber que a história é simples mais muito boa realmente. O humor meio sarcástico deve estar em muitas partes o que torna o livro super divertido. Eu não sei porque nunca me interessei em ler esse livro, acho que é pela simplicidade da capa, não sei... Espero que um dia eu tenha a chance de ter esse livro.


    Beijo
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Cintia!
    Eu gostei do livro, mas confesso que esperava um pouquinho mais, sabe? Também lembro de dar risadas com os comentários do livreiro.
    Que bom que você deu uma chance para um livro que saiu da sua zona de conforto e gostou da leitura ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Heey!
    Já ouvi falar muito bem desse livro e quero muito lê-lo ^^
    Amei sua resenha.
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho esta capa tão lindinha!
    Já ouvi falar muito bem deste livro, ele parece ser bem diferente do tipo de leitura que estou acostumada a fazer.
    Adorei a resenha!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cintia! Que legal esse clube do livro.
    E a indicação parece ser ótima, eu não conhecia.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. Projetos assim são tão bons, muitas vezes o que precisamos é só saber que não estamos sozinhos lendo HAHA e poder debater sobre o assunto depois então, torna tudo mais empolgante ainda. Tenho curiosidade com esse livro, parece ser calmo mas ainda assim conter seus temas desafiadores, e sua resenha ficou ótima!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Despertar do Príncipe", vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cintia!

    Ainda não conhecia o livro, mas adorei a ideia geral. Que capa linda é essa?! Estou apaixonada. Já entrou pra lista. Parabéns pela resenha, super bem escrita.

    Beijos, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
  15. Olá, Cintia. Tudo bem?
    Já havia ouvido falar muito sobre a obra, mas não recordo de ter parado para ler de uma forma mais detalhada uma resenha sobre o mesmo. Até me interessei para ser sincero, mas ao mesmo tempo não sei se viria a gostar tanto. Enfim, quem sabe um dia...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que legal que você participa de um clube do livro, também gostaria muito de participar, mas a vida está corrida haha
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cinthia!
    Um dia eu ainda consigo participar de um Clube do Livro, deve ser muito legal!
    Não conhecia esse livro, não sei se pegaria para ler antes da sua resenha, mas agora talvez dê uma chance.
    Adoro suas resenhas!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cintia!
    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom!
    Gostei da ideia do Clube do Livro, queria participar de um assim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cintia, tudo bem?

    A capa desse livro é bem interessante! Acho que nunca li um livro parecido e ele realmente parece ser divertido. Gostei da ideia do livro desaparecido! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser muito bom, tenho vontade de ler!

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca li um livro a respeito de livreiros, esse é o primeiro que vejo falarem. Se eu fosse ele não ficaria triste coisa nenhuma. Ficaria com todos os livros pra mim e nem me importaria com os outros, confesso. Mas enfim, eu tenho certeza que esse livro deve ser super tranquilo, uma leitura bem leve e calma. Além disso, a capa foi bem o que imaginei do que seria tratado no livro. Eu amei ♥
    Beijinhos <3 !
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cinthia! Tudo bem, guria?

    Puxa, que dica de leitura diferente! Nunca vi esse livro por aí e gostei muito da indicação. Seus comentários sobre ele também me deixaram bem curiosa! Fora que ele é fininho e ando precisando de obras assim...

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oii Cinthia, como estas?

    Nunca ouvi falar desse livro ate agora, mas achei interessante, diferente. O tipo de leitura leve que ajuda a relaxar bem, e 200 páginas às vezes se lê em um dia dependendo do nosso ânimo né? Clubes de leitura são ótimos, a gente lê coisas que normalmente não escolheria e conhece gente com a mesma paixão pela leitura, acho demais. Já estou em um grupo, se não estivesse até entraria nesse que vc está indicando, mas deixa para uma oportunidade futura, se Deus quiser

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    O livro parece ser incrivel mesmo!, espero gostar <3. Adorei a resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  25. Oi Cíntia,
    Adorei a indicação.
    To querendo ler esse livro desde que postaram um quote dele sobre True Blood, pela minha timeline no Facebook.
    Ah como eu queria ser dona de biblioteca, deve ser no mínimo mágico!

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  26. Olá
    eu vi comentairos bem desanimadores sobre esse livro, por isso perdi um pouco do interesse pela leitura do livro, mas eu amei essa capa
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. MDS! Mais um mega blog que indica esse livro, escreve uma mega resenha, me deixa mais curiosa e depressiva por estar sem 'verba' para adquirir e ler este livro que parece ser tão maravilhoso! rsrsrs
    Amei a resenha, parabéns!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  28. Oi, linda!
    Eu até tenho vontade de ler esse livro, sabia? Não é aquela ânsia desesperadora, mas tenho curiosidade em conhecer a escrita sarcástica do autor assim como você e tantos outros leitores já comentaram. Creio que seja uma boa leitura, até mesmo para relaxar. O livro é bem curtinho mesmo.
    Gostei de saber sua opinião (como sempre). Quero dar uma chance agora. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oieeeee. Sabe, achei este livro bem estranho, acho que é porque não estou acostumada com livros diferentes. Mas como saiu em um clube de leitura eu leria sim, mas senão eu deixaria de lado porque sou boba demais e tenho uma pilha que vou fazendo isso. hahahahaha.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Cíntia!
    Preciso admitir que esse livro mexeu bastante comigo.Fiquei até um tempo sem ler algo do gênero.
    É um livro fininho mas com uma mensagem bem forte,gostei!
    Carta De Amor Aos Mortos foi o sorteado?Adorei esse livro!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Faz um tempão que eu quero ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Agora, só me falta o dinheiro para comprar haha.
    Parabéns pela resenha <3
    Abraços!
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.